segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Clima

A diversidade climática

O Brasil possui uma grande variedade de climas, devido ao seu território extenso (8,5 milhões de km2), à diversidade de formas de relevo, à altitude e dinâmica das correntes e massas de ar. Cerca de 90% do território brasileiro localiza-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, motivo pelo qual usamos o termo "país tropical". Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.



FONTE: http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/21vinteum/brasil_clima.jpg


O clima brasileiro pode ser dividido segundo Arthur Strahler:
- Clima equatorial úmido: determinado pela massa equatorial continental. Elevada taxa de umidade, elevadas temperaturas, chuvas constantes e abundantes e apresenta menor amplitude térmica do Brasil.
- Clima litorâneo úmido: determinado pela massa tropical atlântica. Chuvas concentradas no inverno com médias térmicas elevadas
- Clima tropical continental: determinado pela massa de ar equatorial continental e pela massa de ar tropical atlântica. É um clima muito representativo do Brasil. Têm duas estações bem definidas, um verão chuvoso e um inverno de seca e com amplitudes térmicas elevadas.
- Clima tropical de altitude: determinada durante todo o ano pela massa tropical atlântica, durante o inverno a massa polar atlântica é a responsável pelas baixas temperaturas.
- Clima subtropical: determinado pela massa tropical atlântica, mas sofre influência da massa polar atlântica durante o inverno. Chuvas bem distribuídas, inverno com frequentes ondas de frio.

FONTES:

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2
http://www.suapesquisa.com/clima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário