sábado, 1 de fevereiro de 2014

Estrutura Geológica

A estrutura geológica do Brasil diferencia-se bastante do restante da América do Sul. O brasil apresenta uma enorme extensão territorial, e por conta disso, ele apresenta três tipos de estruturas geológicas distintas, que são:

  • Escudos Cristalinos: representa cerca de 36% de todo o território brasileiro são áreas em que suas estruturas foram constituídas no período Pré-Cambiano. Nas áreas que se formam no éon Arqueano, podem ser encontrados vários tipos de rochas, especialmente o granito. Já nos terrenos formados no éon Proterozoico, as rochas mais abundantes são as metamórficas, que são onde se formas alguns minerais como o manganês e o ferro.
  • Bacias Sedimentares: o Brasil apresenta seis bacias sedimentares, que correspondem a cerca de 64 % do território e são estruturas mais recentes que os Escudos Cristalinos. Nas áreas em que o terreno foi constituído na era Paleozoica, podem ser encontradas jazidas carboníferas. Já nos terrenos formados na era Mesozoica, o petróleo é abundante. Nos terrenos da era Cenozoica acontece um processo de sedimentação bem intenso, correspondentes às planícies.
  • Terrenos Vulcânicos: ocupam uma pequena área do território brasileiro, principalmente por ser uma das formações geológicas mais raras. Como o próprio nome já diz, esses terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, onde a lava originou as rochas de diabásio e basalto. Esse último é o grande responsável pela formação do tipo de solo mais fértil do Brasil, conhecida como “terra roxa. Uma parte dos terrenos vulcânicos, cobre uma boa parte da bacia sedimentar do Paraná.
Mapas


No mapa abaixo é possível saber qual a época especifica que cada estrutura se constituiu.


No próximo mapa é possível identificar os Escudos Cristalinos(+/-36%) e as Bacias sedimentares(+/-46%).




FONTES:

http://3.bp.blogspot.com/-4usqMiSTRkc/T4x9sUlAw4I/AAAAAAAAAEc/mfyajHT_D8/s1600/MAPA%2BGEOL%C3%93GICO%2BDO%2BBRASIL%2B001.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário